Noticias

[Informe STI] Atualização de 10/11/20 sobre as medidas de segurança contra ataques cibernéticos

Após nova análise de impacto e risco e adoção de algumas medidas recomendadas pelo Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo Federal (CTIR Gov), informamos que:

  • O acesso ao servidor de arquivos continua liberado somente para leitura de arquivos.
  • O acesso com VPN (Virtual Private Network) está liberado mediante preenchimento de formulário com a devida justificativa disponível  nesse link.

Os demais serviços (E-mail, Google Suits,  Office 365, sistema de rematrícula, pasta verde, moodle etc), inclusive a utilização do Google Meet para aulas remotas, não foram afetados e estão disponíveis e funcionando normalmente.

Sabemos dos inconvenientes mas alertamos que a possibilidade de perda dos dados da UNIFESP é um cenário preocupante, por isso solicitamos a colaboração de todos.

A segurança aos dados da instituição é um trabalho conjunto e para isso TODOS DEVEM contribuir com as seguintes ações:

 

  • instale as atualizações do Microsoft-Windows do seu computador (Windows Update);

Para se manter atualizado, selecione Iniciar  > Configurações  > Atualização e Segurança  > Windows Update  > Windows Update e, em seguida, selecione Verifique se há atualizações. Se uma atualização de recurso estiver disponível para o seu dispositivo, ela aparecerá separadamente na página do Windows Update. Para instalá-lo, selecione Baixar e instalar agora.

  • Ativar o firewall do Microsoft-Windows.
  • Faça a troca de senha da intranet. Execute esta rotina periodicamente a cada 6 meses;
  • Ative o Windows Defender e habilite a proteção contra ransomware;
  • Não mantenha nem crie compartilhamento ou mapeamento de diretórios e/ou pastas de arquivos, do seu equipamento de uso para o trabalho, diretamente via rede. 

Caso seja constatado qualquer atitude suspeita, solicitamos que o incidente seja informado imediatamente à STI através de um dos nossos canais de atendimento:

Se já possui login e senha intranet, acesse atendimento.unifesp.br para abrir o chamado.

Se preferir, pode enviar e-mail para suporteti@unifesp.br ou atendimento@unifesp.br ou ligar para (11) 5089-9222.

[Informe STI] Atualização sobre as medidas de segurança contra ataques cibernéticos

A Superintendência de Tecnologia da Informação, juntamente com o CSIRT (Time de Resposta aos Incidentes de Segurança) tem trabalhado de forma contínua para reduzir a possibilidade da UNIFESP ser afetada pela recente onda de ataques massivos de ransomware que tem atingido os órgãos governamentais.

Após análise de impacto e de risco, reunidos na manhã do dia 06/11/2020, com todas as equipes de TI (Reitoria, HU/HSP, Campi)  informamos que:

Alteração do Sistema de Abertura de Chamados da TI - Campus Diadema

Prezados,

A partir do dia 01/11/2020 a DTI do Campus Diadema vai utilizar o sistema OTRS para integração de todos os chamados recebidos no Campus.

Atualmente este sistema é disponibilizado pela STI e é utilizado parcialmente no Campus Diadema, a DTI vai utilizar este sistema e centralizará todos os chamados de TAEs, Docentes e Alunos em uma única ferramenta, facilitando a comunicação entre, o requisitante a DTI do Campus e a STI.

Para abrir um chamado, o usuário precisa preencher algumas informações básicas como o local para atendimento, sua necessidade e as informações para contato, o mesmo pode ser feito no link abaixo utilizando seu usuário e senha da intranet.

https://atendimento.unifesp.br/

As solicitaçõesde web e moodle também serão atendidos via este canal, o requisitante pode enviar anexos detalhando problemas ou adicionando mais informações a requisição de suporte.

Para maiores informações para abertura de chamado, acesse o manual abaixo.


Att, 

Office 365 para comunidade Unifesp

office365 portal

Informes

Benefícios uso do E-mail @unifesp.br

gmail

Moodle - Formulário de interesse

Moodle.png

Acesso a Periódicos pelo CAFE

cafe capes

Tecnologias para uso Acadêmico

aula remota

 

Read more ...

Google Classroom institucional

classroom

 

Read more ...
A DTI fica no 6o Andar do Prédio de Pesquisa (Prédio de Vidro)- Unidade José Alencar

Rua São Nicolau, 210 - Centro- Diadema - Cep 09913-030

Telefone: 4044-0500    Ramal: 3350     Email: dti.diadema@unifesp.br

ja

© 2013 - 2020  Universidade Federal de São Paulo - Unifesp • Campus Diadema

Unidade José Alencar - Rua São Nicolau, n° 210 - Prédio de Vidro 6o Andar Centro - CEP: 09913-030 - Diadema - SP Telefone: +55 (11) 4044-0550

Please publish modules in offcanvas position.